Aplicação da psicoterapia familiar sistêmica a problemas escolares. Uma avaliação qualitativa

Autores

  • Emília Maria Vaz Fernandes
  • Aline Crochemore Hillal
  • Cleber Gibbon Ratto
  • Juliana Souza
  • Liane Borba
  • Liziane Kallil
  • Natali Pimentel Minoia
  • Vanessa de Araujo Marques

Palavras-chave:

problemas escolares, família, escola, terapia familiar

Resumo

Este artigo trata de apresentar elementos de uma pesquisa intitulada “Aplicação da psicoterapia familiar sistêmica a problemas escolares: uma avaliação qualitativa”, que se desenvolveu de março do ano dois mil até a presente data, junto ao núcleo de pesquisa em saúde e comportamento da Escola de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas. O estudo teve o objetivo geral de avaliar, mediante técnicas qualitativas,. o tratamento de crianças com problemas de conduta e aprendizagem escolar, aplicando-se a psicoterapia familiar sistêmica.

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Biografia do Autor

Emília Maria Vaz Fernandes

Psicóloga, mestre em educação, mestranda em psicoterapia familiar sistêmica pela Universidade Católica do Uruguai.

Aline Crochemore Hillal

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Cleber Gibbon Ratto

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Juliana Souza

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Liane Borba

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Liziane Kallil

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Natali Pimentel Minoia

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

Vanessa de Araujo Marques

Alunos do curso de graduação em psicologia da Universidade Católica de Pelotas, envolvidos na pesquisa.

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Publicado

2012-08-31

Como Citar

Fernandes, E. M. V., Hillal, A. C., Ratto, C. G., Souza, J., Borba, L., Kallil, L., Minoia, N. P., & Marques, V. de A. (2012). Aplicação da psicoterapia familiar sistêmica a problemas escolares. Uma avaliação qualitativa. Sociedade Em Debate, 9(1), 163-174. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/513