Políticas Públicas para a Economia Solidária: fronteira entre política social e política para o desenvolvimento local

Autores

  • Antônio Cruz

Palavras-chave:

políticas públicas, economia solidária, geração de trabalho e renda

Resumo

O artigo aborda criticamente os modelos de políticas públicas realizados até o momento para apoiar/fomentar o surgimento e desenvolvimento de iniciativas de economia solidária. Para isto, discute inicialmente os conceitos envolvidos no tema; retoma a teorização referente à dinâmica da economia solidária; descreve, de forma sintética e comparativa, alguns dos programas em voga em países circunvizinhos, além do Brasil; analisa criticamente a consistência dos programas em relação à forma específica de desenvolvimento das iniciativas de economia solidária, e, finalmente, aponta algumas alternativas consideradas mais apropriadas em relação à dinâmica própria do fenômeno.

Downloads

Biografia do Autor

Antônio Cruz

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Adjunto da Escola de Serviço Social e do Mestrado de Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Downloads

Publicado

2012-07-12

Como Citar

Cruz, A. (2012). Políticas Públicas para a Economia Solidária: fronteira entre política social e política para o desenvolvimento local. Sociedade Em Debate, 12(1), 117-138. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/440