A Formação do Novo Trabalhador Frente à Reestruturação do Trabalho e da Produção

Autores

  • Márcia Naiar Cerdote Pedroso

Palavras-chave:

Avanço tecnológico, reestruturação do trabalho, formação do trabalhador

Resumo

Esta pesquisa aborda as transformações ocorridas no mundo do trabalho, nas últimas décadas, em função da profunda reestruturação produtiva do capital. A reestruturação tem por base a introdução massiva de novas tecnologias e inovações na gestão do trabalho e da produção bem como a racionalização da produção na busca de novas técnicas em constante aperfeiçoamento visando a níveis cada vez mais sofisticados de formação da força de trabalho. O objetivo deste é analisar a introdução dos novos métodos produtivos e seus reflexos na formação do trabalhador na qual passa a ter grande relevância o conhecimento, os saberes e a competência dos trabalhadores para atuar nesse novo paradigma produtivo. Porém, esse processo não é homogêneo, uma grande parte dos indivíduos não possui acesso ao conhecimento e à formação necessários para fazer frente às novas exigências impostas pelo novo paradigma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Naiar Cerdote Pedroso

Especialista em Pensamento Político Brasileiro pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Pedroso, M. N. C. (2012). A Formação do Novo Trabalhador Frente à Reestruturação do Trabalho e da Produção. Sociedade Em Debate, 13(1), 121-137. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/416