Política social e participação societária

Autores

  • Carlos Montaño

Palavras-chave:

participação, lutas sociais, políticas sociais, serviço social

Resumo

O presente trabalho, produto de palestra apresentada no I Seminário da Metade Sul Sobre Políticas Sociais e II Encontro Sobre Controle Social (Universidade Católica de Pelotas, 04/10/2006), trata da questão da participação e as políticas sociais. Considera-se as lutas sociais como instrumento de conquistas das políticas sociais. Sendo assim, no atual contexto de crise, e de reestruturação neoliberal, o impacto social das lutas e movimentos sociais não consegue ampliar ou até preservar as conquistas anteriores. Vivemos um momento de reversão dos direitos adquiridos e de precarização das políticas sociais. Neste contexto, o papel ético-político dos assistentes sociais resulta relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Montaño

Doutor em Serviço Social. Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor dos livros A natureza do Serviço Social. Um ensaio sobre sua gênese, sua “especificidade” e sua reprodução (Cortez, São Paulo, 2007); Microempresa na era da globalização (Cortez, São Paulo, 1999) e Terceiro Setor e Questão Social. Crítica ao padrão emergente de intervenção social (Cortez, São Paulo, 2002). Coordenador da Biblioteca Latinoamericana de Servicio Social (Cortez). Membro da Direção Executiva de ALAEITS.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Montaño, C. (2012). Política social e participação societária. Sociedade Em Debate, 14(1), 37-46. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/383