A Satisfação dos Usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS)

Autores

  • Henrique Carlos de O. de Castro
  • Lia Zanotta Machado
  • Maria Inez Machado Telles Walter
  • Sonia Maria Ranincheski
  • Benício Viero Schmidt
  • Danilo Nolasco Côrtez Marinho
  • Tânia Mara de Araújo Campos

Palavras-chave:

avaliação de serviços, SUS, pesquisa social aplicada, satisfação de usuários

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a avaliação dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na perspectiva do usuário. Apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o uso de diversas técnicas de pesquisa social aplicada em oito regiões metropolitanas do país pela Universidade de Brasília por solicitação do Ministério da Saúde. A pesquisa partiu do princípio que a opinião dos usuários dos serviços SUS é de fundamental importância para o aprimoramento do Sistema. Os dados apurados indicam um alto nível de satisfação com o sistema, o que contraria o senso comum. Uma hipótese explicativa para satisfação dos usuários é o entendimento que, mesmo com problemas, o SUS tem cumprido o papel de universalização dos serviços de saúde e que a sua existência é melhor do que nada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Carlos de O. de Castro

Doutor em Ciência Política (UFRGS, 2000). Professor do CEPPAC/UnB (Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília).

Lia Zanotta Machado

Doutora em Sociologia (USP, 1980). Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

Maria Inez Machado Telles Walter

Doutora em Sociologia (CEPPAC/UnB, 2005). Pesquisadora do DATAUnB (Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Universidade de Brasília).

Sonia Maria Ranincheski

Doutora em Sociologia (CEPPAC/UnB, 2004). Professora e Diretora do CEPPAC/UnB (Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília).

Benício Viero Schmidt

Doutor em Ciência Política (Stanford University, 1979). Professor Titular do CEPPAC/UnB (Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília).

Danilo Nolasco Côrtez Marinho

Doutor em Sociologia (UnB, 1991). Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Tânia Mara de Araújo Campos

Doutora em Sociologia (CEPPAC/UnB, 2005). Pesquisadora do DATAUnB (Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Universidade de Brasília).

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Castro, H. C. de O. de, Machado, L. Z., Walter, M. I. M. T., Ranincheski, S. M., Schmidt, B. V., Marinho, D. N. C., & Campos, T. M. de A. (2012). A Satisfação dos Usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade Em Debate, 14(2), 113-134. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/375