A ressocialização como finalidade da prisão: algumas considerações sobre seu significado

Autores

  • Eliana Ribeiro Faustino
  • Sandra Regina Abreu Pires

Palavras-chave:

prisão, ressocialização, criminologia tradicional, reintegração social, Criminologia Crítica

Resumo

Este texto aborda o ideal ressocializador que nasce com a prisão moderna em fins do século XVIII e se consolida, ao longo destes três séculos, como finalidade primordial declarada para o cárcere. Dentro dele, mapeia os significados que o termo ressocialização assume nesta trajetória, significados estes majoritariamente pertinentes ao universo da Criminologia Tradicional, e conclui que, apesar das diferentes nuances que assume historicamente, dentro deste universo ele denota essencialmente uma reforma moral do condenado que o habilite a viver na sociedade extramuros em harmonia com os padrões sociais instituídos. Apresenta também algumas considerações críticas a este ideal ressocializador, recorrendo primordialmente a algumas teses de Alessandro Baratta, criminologista italiano e um dos precursores da Criminologia Crítica. Neste âmbito, conclui pela necessidade de avanços ainda maiores na direção da reconstrução do termo sob uma perspectiva crítica, procedimento fundamental à necessária contraposição às concepções conservadoras que ainda se mostram hegemônicas dentro do sistema penal/penitenciário brasileiro.

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Biografia do Autor

Eliana Ribeiro Faustino

Assistente Social. Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Saúde Pública pela UNICAMP-SP. Docente do Departamento de Serviço Social da UNIESP-SP.

Sandra Regina Abreu Pires

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2012-06-27

Como Citar

Faustino, E. R., & Pires, S. R. A. (2012). A ressocialização como finalidade da prisão: algumas considerações sobre seu significado. Sociedade Em Debate, 15(2), 91-109. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/355