Proyectos educativos conducentes a la autogestión social: un análisis desde la conflictividad y la ética

Autores

  • Cecilia Aguayo Cuevas

Palavras-chave:

Intervenção social, autogestão, pedagogia de bons resultados

Resumo

Este artigo procura abrir um leque de possibilidades teóricas e práticas no âmbito da educação social que permitam recriar nossa intervenção educativa como profissionais e animadores da ação social. Trata-se de identificar e analisar determinadas categorias desenvolvidas por alguns formadores em vista a reflexionar sobre o poder de autogestão que os grupos e/ou comunidades têm nos projetos de promoção social com caráter educativo. A análise das necessidades de formação e das relações educativas em projetos de promoção social permitirá identificar e caracterizar um processo de formação social que conduza à autogestão. A autogestão requer, entre outros aspectos, explicar e desenvolver habilidades em âmbitos como: as relações de poder, manuseio da conflitividade e os códigos culturais. A hipótese de trabalho sustenta que um projeto de promoção social deve ser considerado como uma realidade constantemente problematizada, ajustada e negociada, onde as partes estabelecem uma relação pedagógica de bons resultados.

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Biografia do Autor

Cecilia Aguayo Cuevas

Docente de la Universidad Tecnológica Metropolitana: Trabajadora social. Magíster en psicopedagogía y Políticas de Formación Universidad de Louvain La Neuve Bélgica. Doctora en filosofía mención en epistemología. Universidad de Chile.

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Publicado

2012-06-27

Como Citar

Cuevas, C. A. (2012). Proyectos educativos conducentes a la autogestión social: un análisis desde la conflictividad y la ética. Sociedade Em Debate, 15(2), 7-19. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/348