Proyectos educativos conducentes a la autogestión social: un análisis desde la conflictividad y la ética
Palavras-chave:
Intervenção social, autogestão, pedagogia de bons resultadosResumo
Este artigo procura abrir um leque de possibilidades teóricas e práticas no âmbito da educação social que permitam recriar nossa intervenção educativa como profissionais e animadores da ação social. Trata-se de identificar e analisar determinadas categorias desenvolvidas por alguns formadores em vista a reflexionar sobre o poder de autogestão que os grupos e/ou comunidades têm nos projetos de promoção social com caráter educativo. A análise das necessidades de formação e das relações educativas em projetos de promoção social permitirá identificar e caracterizar um processo de formação social que conduza à autogestão. A autogestão requer, entre outros aspectos, explicar e desenvolver habilidades em âmbitos como: as relações de poder, manuseio da conflitividade e os códigos culturais. A hipótese de trabalho sustenta que um projeto de promoção social deve ser considerado como uma realidade constantemente problematizada, ajustada e negociada, onde as partes estabelecem uma relação pedagógica de bons resultados.