Atenção à saúde em grandes centros urbanos: desafios à consolidação do SUS

Autores

  • Mônica de Castro Maia Senna
  • Andréia Martins da Costa
  • Luana Nunes da Silva

Palavras-chave:

SUS, atenção primária à saúde, integralidade

Resumo

A implantação do Sistema Único de Saúde representou uma importante inflexão no padrão de intervenção do Estado brasileiro na questão saúde, instituindo a noção de que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Desde que essa prerrogativa foi garantida constitucionalmente, houve expansão considerável da oferta de serviços de saúde no Brasil, sobretudo na chamada atenção básica sob gestão municipal. No entanto, o acesso aos demais níveis da assistência permanece como um dos grandes desafios do SUS. Tal dificuldade fere frontalmente a noção de direito à saúde e os princípios da integralidade e equidade. Esse trabalho analisa constrangimentos ao alcance da integralidade da atenção à saúde, tomando por referência a experiência da região metropolitana II do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Castro Maia Senna

Assistente social, mestre e doutora em Ciências – Saúde Pública. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social. Programa de estudos pós-graduados em Política Social. Universidade Federal Fluminense.

Andréia Martins da Costa

Graduanda em Serviço Social. Bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ de março de 2009 a fevereiro de 2010. Escola de Serviço Social – Universidade Federal Fluminense.

Luana Nunes da Silva

Graduanda em Serviço Social. Bolsista PIBIC/ UFF/ CNPq desde agosto de 2009. Escola de Serviço Social – Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Senna, M. de C. M., Costa, A. M. da, & Silva, L. N. da. (2012). Atenção à saúde em grandes centros urbanos: desafios à consolidação do SUS. Sociedade Em Debate, 16(1), 121-137. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/341