Universidade neoliberal ou Universidade libertadora? Alternativas à Mercantilização da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v29i3.3101

Palavras-chave:

Universidade; Neoliberalismo; Educação Libertadora; Práxis

Resumo

A educação superior é, atualmente, um espaço em disputa, tanto pela sua função social, quanto pelo potencial de lucros que ela pode gerar ao ser explorada como um negócio como qualquer outro, vista como simples investimento. Para negar a concepção mercantilizadora da educação superior se faz necessária refletir sobre a universidade e seu papel. As contribuições pedagógicas de Paulo Freire, entendendo estas, como um ponto de partida para uma práxis libertadora na universidade, podem contribuir enquanto ferramenta desse processo. O presente trabalho evidencia o contraste entre a concepção neoliberal de universidade e a de uma universidade voltada para os oprimidos. Para tanto, o artigo realiza uma revisão bibliográfica que situa o leitor em relação à adequação das universidades à agenda neoliberal, bem como as formulações em relação a resistência ao modelo de mercado. Desta forma, pode-se reafirmar a importância do modelo público de universidade, voltado para atendimento das demandas da população trabalhadora.

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Biografia do Autor

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas 

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pelotas; é professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Entre suas principais publicações estão os livros Rousseau e Rawls: contrato em duas vias (Edipucrs, 2000), Fides et Ratio: Festschrift em homenagem a Cláudio Neutzling (EDUCAT, 2003) e Propriedade e Democracia Liberal (Edipucrs, 2004). Publicou ainda diversos capítulos de livros e artigos em periódicos científicos. Suas áreas prioritárias de pesquisa são a Filosofia Política e a Filosofia da Educação.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva, W. P. da, & Afonso Oliveira, N. . (2023). Universidade neoliberal ou Universidade libertadora? Alternativas à Mercantilização da Educação Superior. Sociedade Em Debate, 29(3), 85-99. https://doi.org/10.47208/sd.v29i3.3101