O plágio na produção científica: uma desonestidade acadêmica reprovável
DOI:
https://doi.org/10.47208/sd.v27i3.3022Palavras-chave:
Plágio. Desempenho acadêmico. Ética acadêmica. Associações científica. Responsabilidade civil.Resumo
O presente artigo trata de problema relevante para a sociedade moderna: o comportamento desleal de estudantes, no campo da educação e das ciências, pela prática de plágio acadêmico. A reflexão epistemológica para a ampliação do entendimento ao problema do plágio acadêmico, entendido neste artigo como uma violação moral e ética do comportamento estudantil, utilizou-se de análise das diretrizes de éticas em pesquisa aplicadas no território nacional. As medidas educacionais de enfrentamento se apresentaram complexas, visto que o problema tem motivações diversificadas. Este artigo propõe que a mitigação do problema pode ser maximizada por processos educativos integrados que convidem os alunos ao diálogo sobre as motivações e consequências do plágio acadêmico. Conclui que há displicência do sistema de regulação ética na pesquisa envolvendo humanos para o quesito plágio acadêmico.
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