O plágio na produção científica: uma desonestidade acadêmica reprovável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v27i3.3022

Palavras-chave:

Plágio. Desempenho acadêmico. Ética acadêmica. Associações científica. Responsabilidade civil.

Resumo

O presente artigo trata de problema relevante para a sociedade moderna: o comportamento desleal de estudantes, no campo da educação e das ciências, pela prática de plágio acadêmico. A reflexão epistemológica para a ampliação do entendimento ao problema do plágio acadêmico, entendido neste artigo como uma violação moral e ética do comportamento estudantil, utilizou-se de análise das diretrizes de éticas em pesquisa aplicadas no território nacional. As medidas educacionais de enfrentamento se apresentaram complexas, visto que o problema tem motivações diversificadas. Este artigo propõe que a mitigação do problema pode ser maximizada por processos educativos integrados que convidem os alunos ao diálogo sobre as motivações e consequências do plágio acadêmico. Conclui que há displicência do sistema de regulação ética na pesquisa envolvendo humanos para o quesito plágio acadêmico.

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Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Western Paraná State University - Brazil

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Medicina. Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da North American Spine Society (NASS), da AO Spine e da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM).

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formada em Pedagogia pela PUC do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Foi professora do Estado do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Ensino. Desenvolve Pesquisas e orienta trabalhos sobre ensino e avaliação da leitura e da escrita na educação básica e Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

de Lima, D. F., Lima, L. A., & André, T. C. (2021). O plágio na produção científica: uma desonestidade acadêmica reprovável. Sociedade Em Debate, 27(3), 265-277. https://doi.org/10.47208/sd.v27i3.3022