Marx e a precarização do trabalho

Autores

  • Albani Barros Centro Universitário Tiradentes.
  • Maricelly Costa Santos Faculdade de Tecnologia de Alagoas

Palavras-chave:

Acumulação capitalista. Desemprego. Precarização do Trabalho. Superpopulação relativa. Trabalho assalariado.

Resumo

Este artigo analisa os fundamentos da precarização do trabalho. O texto foi construído com esteio na revisão bibliográfica, tomando por alicerce a obra marxiana. A análise ocorreu essencialmente na Lei geral da acumulação capitalista, não apenas por nela encontrar-se uma robusta apreciação de como o movimento de acumulação promove o empobrecimento e a degradação da classe trabalhadora, como também pela abordagem direta sobre a precarização, nos itens relativos à superpopulação relativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albani Barros, Centro Universitário Tiradentes.

Graduado em Comunicação Social e Mestre em Serviço Social pela UFAL. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor dos cursos de Medicina e Jornalismo no Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Professor do curso de Serviço Social no centro Universitário Cesmac. Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais.

Maricelly Costa Santos, Faculdade de Tecnologia de Alagoas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Atualmente é professora do Centro Universitário Tiradentes - Unit e professora da Faculdade de Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Judiciário, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, violência, mulher, gênero e políticas públicas, crise do capital, violência, capitalismo, vítimas e economia.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Barros, A., & Santos, M. C. (2019). Marx e a precarização do trabalho. Sociedade Em Debate, 25(3), 46-58. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2502