Narrativas e vivências na rua e a política de Assistência Social

Autores

  • Iracilda Alves Braga Universidade Estadual do Piauí
  • Michelle Carvalho de Sousa Instituto Camillo Filho

Palavras-chave:

Pessoa em situação de rua. Representação social. Trajetória de vida. Estratégias de sobrevivência. Política de Assistência Social.

Resumo

Com este estudo, pretendemos analisar a percepção da pessoa em situação de rua sobre sua condição de vida, compreendendo o significado que ela atribui ao espaço da rua, bem como conhecer sua trajetória de vida e suas narrativas acerca das suas estratégias de sobrevivência. O estudo é parte de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, com estudo de campo realizado no Albergue Casa do Caminho, em Teresina-PI. A fundamentação teórica se baseou principalmente em Alles (2010) Jodalet (2005), Moscovici (2001), além da Política Nacional para População em Situação de Rua (2008), da Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua (2008), da Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2004), do Plano de Reordenamento do Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua, Teresina-PI (2014), dentre outros. Neste trabalho, pudemos constatar que na rua se estabelece uma intrincada rede de relações, e que a percepção dos entrevistados frente a sua condição de vida é condizente com a representação social que a sociedade tem deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracilda Alves Braga, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2000), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco(2017). Atualmente é Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas e Tutora do Curso de Bacharelado em Administração NEAD/UAPI/UESPI. Tem experiência na área de Ciência Sociais Aplicadas, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho do serviço social, participação, cidadania, descentralização, conselhos gestores e gestão pública e políticas sociais (Assistência Social e Saúde). Em 2006 foi premiada com o Premio Sergio Arouca de Gestão Participativa no SUS, categoria trabalhos acadêmicos.

Michelle Carvalho de Sousa, Instituto Camillo Filho

Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Camilo Filho (2015). Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (Especialização) Pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Bolsista do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica (PPI) 2014/2015: A caracterização das Pessoas em Situação de Rua e dos Serviços Ofertados no Município de Teresina (PI) tendo como Referência a Política Nacional para Inclusão da Pessoa em Situação de Rua.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Braga, I. A., & Sousa, M. C. de. (2019). Narrativas e vivências na rua e a política de Assistência Social. Sociedade Em Debate, 25(3), 105-118. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2252