Aspectos urbanísticos da atuação da Cruzada São Sebastião na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Soares Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Caren Caroline Paulo Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cruzada São Sebastião, Favelas, Mercado São Sebastião, Helder Câmara

Resumo

A Cruzada São Sebastião é frequentemente evocada pela sua atuação nas favelas, tendo, ainda, pouca reflexão sobre sua atuação na formação do Mercado São Sebastião. Com base em reportagens da mídia impressa e de documentos do acervo Maria Luiza e Edgard Amarante, confiado ao Núcleo de Memória da PUC-Rio, o presente artigo pretende abordar, em primeiro lugar, a formação e a atuação mais ampla da Cruzada para se focar, em um segundo momento, na construção do Mercado São Sebastião, equipamento que exerceu grande importância na nova configuração do setor de distribuição de alimentos da cidade e se constituiu como um importante vetor de ocupação do subúrbio carioca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Jovem Cisentista do Nosso Estado (FAPERJ) e pesquisador de produtividade do CNPQ (nível 2). Professor adjunto do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

Caren Caroline Paulo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bolsista de Iniciação científica e graduada em Serviço Social.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Gonçalves, R. S., & Ferreira, C. C. P. (2019). Aspectos urbanísticos da atuação da Cruzada São Sebastião na cidade do Rio de Janeiro. Sociedade Em Debate, 25(1), 211-223. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2090