Entre o direito e o preconceito: violência institucional contra adolescente autor de ato infracional

Autores

  • Edna Gomes de Souza UERN
  • Mônica Rafaela de Almeida UFERSA

Palavras-chave:

Violência Institucional, Adolescente, Ato infracional.

Resumo

Atualmente existem várias formas de manifestação da violência, estas podem se dá no plano físico, moral e psicológico. Quanto aos espaços e atores implicados, as violências podem se dá nos distintos espaços sociais e institucionais. Assim, este trabalho procurou analisar uma situação de violência institucional contra adolescente autor de ato infracional em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, avaliou-se o caso de violência e analisou-se a intervenção que foi realizada com os profissionais envolvidos na situação. O material produzido foi analisado a partir da Análise de Conteúdo Temática. Observamos que a maioria dos profissionais não tem formação para trabalhar com crianças e adolescentes, desconhecendo as legislações que fundamentam a proteção infantojuvenil no Brasil, e isto pode ser um dos fatores produtores da violência institucional.

Downloads

Biografia do Autor

Edna Gomes de Souza, UERN

Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cursando Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assistente Social da Câmara Municipal de Mossoró/ RN.

Mônica Rafaela de Almeida, UFERSA

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicóloga da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

 

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Souza, E. G. de, & Almeida, M. R. de. (2019). Entre o direito e o preconceito: violência institucional contra adolescente autor de ato infracional. Sociedade Em Debate, 25(2), 92-111. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1803