“Dói mais em mim”: reflexões sobre o castigo físico de crianças e adolescentes

Autores

  • Beatriz Dantas Gomes Bezerra
  • Gláucia Helena Araújo Russo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Palavras-chave:

Castigo físico, Criança, Adolescente, Família, Violência.

Resumo

No âmbito desse artigo temos como objetivo apreender o conhecimento e a percepção de mães de crianças e adolescentes sobre a Lei 13.010/2014, mais conhecida como “lei da palmada” e o castigo físico na sua relação com os filhos. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa na cidade de Florânia-RN, com mães de crianças e adolescentes da escola Nossa Senhora das Graças. Utilizamos como instrumento de coleta de dados grupos focais e entrevistas semiestruturadas, com os sujeitos que se dispuseram a participar do processo investigativo. Concluímos que embora tenhamos tido um avanço, posto que o castigo físico foi compreendido em nossa pesquisa como um método ineficiente pela maioria das participantes, sua utilização na relação com crianças e adolescentes segue presente cotidianamente, sob o pretexto de educar. No que se refere à chamada “lei da palmada”, percebermos uma grande ausência de conhecimento e uma visão distorcida, limitando e criando resistências para sua materialização.

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Biografia do Autor

Beatriz Dantas Gomes Bezerra

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Gláucia Helena Araújo Russo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestre e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pesquisadora e professora adjunto da Faculdade de Serviço Social da UERN.

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Publicado

2018-04-22

Como Citar

Dantas Gomes Bezerra, B., & Helena Araújo Russo, G. (2018). “Dói mais em mim”: reflexões sobre o castigo físico de crianças e adolescentes. Sociedade Em Debate, 24(2), 161 - 184. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1721