Análise do Acesso das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Vale do Mucuri/MG ao Programa Brasil Quilombola

Autores

  • Sidimara Cristina Souza Universidade Federal Fluminense.
  • André Augusto Pereira Brandão Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Programa Brasil Quilombola, Política social, Vale do Mucuri, Acesso.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o acesso às políticas sociais e benefícios ofertados pelo Programa Brasil Quilombola nas comunidades remanescentes de quilombo Água Preta de Cima, Marques e Santa Cruz, do Vale do Mucuri. Para a realização deste estudo utilizamos como técnica a entrevista individual em profundidade e semiestruturada, bem como a observação de campo e aplicação de questionários. A análise dos dados coletados nos permitiu afirmar que o acesso aos benefícios ofertados pelo Brasil Quilombola é extremamente restrito, e que a falta de comunicação entre os executores do programa e os possíveis usuários, assim como as falhas de implementação são os principais responsáveis pela ineficiência e inacessibilidade ao programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidimara Cristina Souza, Universidade Federal Fluminense.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e mestranda em Política Social pela Universidade Federal Fluminense.

André Augusto Pereira Brandão, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Souza, S. C., & Brandão, A. A. P. (2018). Análise do Acesso das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Vale do Mucuri/MG ao Programa Brasil Quilombola. Sociedade Em Debate, 24(2), 39 - 54. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1642