Acesso ao Microcrédito: Uma Análise do Cartão C3 na ótica da Nova Sociologia Econômica

Autores

  • Reinaldo Antônio Bastos FIlho Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Guimarães Farias Universidade Federal de Viçosa
  • Alair Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Alan Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Microcrédito, Nova Sociologia Econômica, Cartão C3.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o Cartão C3 do ponto de vista da Nova Sociologia Econômica (NSE) enquanto teoria, buscando assim, entender e explicar os mecanismos subjacentes para operacionalização do mesmo no município de Viçosa (MG). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) essa região é uma das mais pobres e menos desenvolvida do estado de Minas Gerais. Adotou-se nesse estudo uma estratégia de pesquisa que realizou um diálogo entre a NSE e acesso ao microcrédito em confronto com a realidade local observada. De forma conclusiva, demonstra-se que a confiança que intermedeia as relações de troca entre moradores e comerciante, bem como a existência ou formação de uma rede forte entre tais indivíduos resultou na emergência de uma capital social muito consistente capaz de criar um mercado que possibilita acesso a bens que de outra forma seria difícil de acontecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Antônio Bastos FIlho, Universidade Federal de Viçosa

É Doutorando em Economia Doméstica PPGED/UFV, Mestre em Administração PPGAdm/UFV (2015), Especialização em Gestão da Produção (2013) e Graduação em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2009), e Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016).

Rafael Guimarães Farias, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

É Doutor em Administração pelo Cepead/FACE/UFMG. Tem mestrado em Extensão Rural e graduação em Gestão de Cooperativas, ambos pela UFV. É professor do Departamento de Economia Rural da UFV, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.

Alan Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

É Doutorando em Extensão rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Extensão Rural e graduação em Gestão de Cooperativas, ambos pela UFV. É professor efetivo do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV e membro-pesquisador do Observatório Mineiro do Cooperativismo. Ganhador do Prêmio Santander Universidades no ano de 2012.

Downloads

Publicado

2017-11-18

Como Citar

Bastos FIlho, R. A., Farias, R. G., de Freitas, A. F., & de Freitas, A. F. (2017). Acesso ao Microcrédito: Uma Análise do Cartão C3 na ótica da Nova Sociologia Econômica. Sociedade Em Debate, 23(2), 255 - 280. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1632