O Ativismo Judicial e a Judicialização da Política: qual o papel do Supremo Tribunal Federal?

Autores

  • Giordana Nunes Bacelar Espinosa Universidade Católica de Pelotas
  • Fernando Hoffmam Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Ativismo Judicial, Judicialização da Política, Supremo Tribunal Federal.

Resumo

O presente artigo buscou verificar a conceituação e diferenças entre Judicialização da Política e o Ativismo Judicial, ambos atores na expressiva judicialização de questões políticas e sociais na Corte Constitucional brasileira. Questões essas, que passaram a ter no tribunal superior a sua instância decisória final. O Supremo Tribunal Federal vem desempenhando um papel ativo em suas decisões, e as atuações da Corte ganharam centro nas discussões sobre sua legitimidade e limites, não só a Corte, mas o judiciário como um todo ganhou destaque ao tomar decisões sobre questões de matéria política, gerando críticas e aplausos, exigindo assim uma reflexão mais cuidadosa acerca do tema Ativismo e Judicialização da Política. O Judiciário e, notadamente, a Corte constitucional deverão acatar escolhas legítimas feitas pelo legislador, agir com o exercício razoável de discricionariedade técnica, disseminar uma cultura de respeito aos precedentes, contribuir para a integridade, segurança jurídica, isonomia e eficiência do sistema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giordana Nunes Bacelar Espinosa, Universidade Católica de Pelotas

Bacharel em Direito. Aperfeiçoamento em Direito Civil e Processual Civil. Advogada e Mestranda em Política Social.

Fernando Hoffmam, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROSUP/CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição, vinculado à UNISINOS e ao CNPQ; Professor no Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Santiago); Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Espinosa, G. N. B., & Hoffmam, F. (2016). O Ativismo Judicial e a Judicialização da Política: qual o papel do Supremo Tribunal Federal?. Sociedade Em Debate, 22(2), 227-243. Recuperado de https://rle.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1421